13 de setembro de 2017

DIÁRIO DE BORDO


O Citroen AX GTi #XC-05-05 é um carro com grande palmarés no automobilismo nacional, tendo conquistado dois Troféus Citroen nos anos de 1992 e 1994. Nas 38 provas de Troféu em que participou, venceu 14, tendo averbado por exemplo seis vitórias em Vila do Conde, nas oito provas que lá realizou!


Muitos amigos me perguntam porque é que tendo um carro assim não o coloco a correr no Campeonato Nacional de Legends. Pois a verdade é que… não o penso fazer! O carro poderia facilmente ser preparado para provas. Quase que bastava mudar o “chip” de Troféu para o de Grupo A (tenho os dois), colocar uma baquet e cintos homologados, mas não. Este carro é uma peça de automobilia, é um carro para conduzido com prazer e para ser visto por quem o apreciar em eventos especiais, não para atualizar e “estragar” em corridas.



Infelizmente, pelas notícias que vamos recebendo, muitos automóveis com história no automobilismo nacional têm saído do país nos últimos tempos. Mas este é para ficar cá e vai este ano estar presente em duas provas interessantes, mas certamente nunca mais terá uma oportunidade como a que teve em 2010 de conviver em pista (em Braga e em Vila do Conde) com os dois Volvo 240 Turbo de António Rodrigues e Artur Mendes, pois esses dois carros infelizmente moram já noutras paragens …