10 de setembro de 2017


Circuito da Primavera, Braga

JUNHO DE 2017

Fotos de RacPhotosport e Rui Queirós



Para preparar a participação no Circuito de Vila Real, resolvemos alinhar no Circuito da Primavera, organizado no Circuito Vasco Sameiro pela Race Ready de Diogo Ferrão, que simpaticamente nos permitiu correr como Convidado entre os Classic Super Stock.


O teste acabou por ser positivo, apesar de terem surgido alguns problemas mecânicos que já estão identificados e serão assim possíveis de resolver a tempo de Vila Real.
O carro estava parado há um ano, tendo sido feitas algumas alterações na caixa de velocidades e, inesperadamente, com a alteração do local e tipo da manete de mudanças, notamos uma má posição de condução, nada confortável.



Utilizamos um jogo de pneus já antigos, em Braga nunca se metem pneus novos porque o piso é extremamente abrasivo, mas fomos fazendo a nossa corrida de trás para a frente, embora com o carro a falhar em 4ª, e quando pensava que podia passar um adversário no final da reta da meta, dei-lhe um toque devido a uma travagem mal calculada e sobretudo aos pneus Yokohama não segurarem o Mini... fiquei triste porque o Hugo Názário não merecia sair de Braga com a porta do Porsche 924 amachucada e também porque faço provas desde 2003 e nunca tinha dado um toque em nenhum adversário.




Na segunda corrida montei dois pneus novos à frente (os outros ficaram “quadrados”) e melhorei o andamento, mas o motor começou a engasgar em altas rotações e tive que abandonar, quando podia perfeitamente ter terminado em 6º ou 7º lugar.
A verdade é que a cabeça de motor (que uso desde 2006) não está em condições, já foi três vezes ao Rito a Braga para reparar e não oferece segurança, por isso para Vila Real será montada a antiga “made By Narciso Almeida”, a mesma cabeça que já esteve no Mini em Vila do Conde 2003 e em Jarama 2004 e que não sendo tão elaborada como a que vinha montando, poderá transmitir outra fiabilidade ao carro.



Mas nesta prova de Braga os principais objetivos foram cumpridos: carro e piloto estavam parados há muito tempo e por isso era preciso treinar, rodar e experimentar o carro. 
Obrigado ao Luís Miguel Martelo, um estudioso da mecânica dos Minis, pelo apoio que deu ao Sr. Cepeda e a mim próprio antes e durante a prova e também ao Samuel Lima e ao Renato Costa da All4Mini, que foram impecáveis na permanente disponibilidade em ajudar, mesmo a horas incómodas.



Obrigado também a todos os patrocinadores e parceiros que nos permitem andar nestas “aventuras” das corridas e aos amigos que apareceram no Domingo na nossa tenda, esses bons momentos de convívio antes do stress das provas são o que de mais importante se "leva" destas coisas.

Um abraço para todos