11 de janeiro de 2017

FORD ESCORT RS DAVID WOOD
Piloto de créditos firmados, que inclusive havia sido Campeão Nacional de Turismo de série (Grupo 1) em 1971 correndo com o pseudónimo de Dino, Ribeiro de Sousa decidiu para 1973 adquirir em Inglaterra um Ford Escort RS. No entanto, a entrega do carro pelo preparador David Wood, foi sucessivamente adiada, ate que finalmente foi adquirido um Escort com carroceria de 1972. A estreia ocorreu em Agosto no Circuito de Vila do Conde, tendo sido coroada por uma vitória fácil. A oposição, constituída pelos Alfa GTA Jr da Mocar, os Mini 1275 GT da BLP, o Opel 1904 SR da Tofa/GM e os Datsun 1200 da Tabaqueira não era de temer. Curiosamente, a meta foi cortada pelas boxes! O piloto, com um borne da bateria solto ficou sem corrente, e não sabendo que era a última volta resolveu ir à sua Box, cortando a meta pela zona de desaceleração... mas valeu na mesma. 
O Escort-David Wood, participou depois em algumas provas de 1973 e 74 conduzido pelo seu proprietário, tendo vencido no Estoril e em Jarama. Na época de 75, 0 carro esteve parado na Garagem Palma e Morgado tendo apenas de lá saído no fim do ano para participar nas 4 Horas de Jarama, prova a contar para o Europeu de Turismo. Conduzido por Lumaro e Carlos Santos, após um bom desempenho nos treinos o carro teve problemas na prova, tendo a dupla nacional desistido já perto do fim. Em 1976 foi adquirido por António José Oliveira, piloto que havia regressado de Angola onde era um piloto de topo, sobretudo ao volante de BMW. Nesses dois anos foi um dos potenciais vencedores das provas em que participou tendo inclusive vencido algumas e ficando à frente do Porsche Carrera RSR de Robert Gianonne.
Depois de nova paragem em 1978, o carro volta as pistas em 1979, pelas mãos da então grande esperança Jorge Petiz. Foi nesse ano o principal adversário do Porsche de António Barros, tendo terminado o campeonato em 2º, com uma pequena diferença de pontos para o campeão. Em 1980 voltou a fazer urna excelente época culminada com um novo 2º lugar atrás de Barros. Ainda há pouco tempo, Petiz disse ter sido este Escort o seu carro preferido entre todos os que guiou na sua carreira
Nos anos de 1981 e 82 é guiado por António Salvador (Tio do actual piloto de Formula Ford e Montanha Pedro Salvador) que disputa o campeonato de Agrupamento B2 com bons resultados.