8 de janeiro de 2017


AUTHI E OS MINI ESPANHÓIS

A sociedade AUTHI SA (Automobiles de Turismo Hispano Ingleses) foi fundada em 1966, tendo o primeiro Mini saído da fábrica de Landaben (perto de Pamplona) em Outubro de 1968.
Em Espanha, como em todo o lado, o Mini era o automóvel mais utilizado em provas automobilísticas nos anos 60. Foram vários os pilotos espanhóis que guiaram minis da AUTHI, havendo também alguns privilegiados que podiam possuir Cooper S ingleses. Entre estes, o mais famoso terá sido o catalão José Maria Juncadella, que conseguiu a representação para da Cooper Car Co. para Espanha através da sua equipa a Movi. Aliás os seus carros estavam pintados de amarelo com faixas pretas, isto é, eram iguais aos da equipa inglesa Cooper/Britax de 1969.
Curiosamente o carro de Juncadella (assim como o de muitos outros pilotos espanhóis) era preparado em Portugal por Jaime Nunes Rodrigues. Outro catalão, Miquell Brunells, piloto e mecânico da Movi, fazia maravilhas com um AUTHI 1275 C (“C” de Cooper…), batendo frequentemente carros como os Porsche 911 e Alpine A 110 nas rampas espanholas. Foi um dos primeiros homens a correr na célebre Escuderia Montjuich. Outra equipa importante era a Me-Pre de Madrid, que fazia correr AUTHI, desde os modelos de 850 cc até aos 1300. Os nomes mais sonantes desta equipa eram o conhecido António Albacete (piloto/preparador), que chegou a conduzir um Mini Protótipo e Pedro Deike. 
Na equipa Hispakart (sediada em Valência) do mecânico António Lopez destacaram-se pilotos como Pedro Puche e especialmente Jaime Sanz de Madrid (o mesmo do diabólico NSU TT da Spiess).
Sabendo da imagem desportiva que o mini desfrutava entre os jovens, a própria fábrica criou uma equipa para participar no Nacional de Ralis de 1974. Os pilotos escolhidos foram o conhecido Correcaminos e Yolanda, isto é Simoneta Garih, uma jovem que ganharia nesse ano o campeonato feminino.

Em Portugal o único AUTHI que participou em provas de velocidade foi o 1275 C de Carlos Antão que participou em corridas de Grupo 5, tendo mesmo ensaiado a montagem de um Turbo no seu mini, mas sem grande sucesso, apesar de um 2º lugar em Vila do Conde 1979. 




























Imagens retiradas do grupo do Facebook
MINIS ESPAÑOLES DE COMPETICION"