26 de fevereiro de 2012

INAUGURAÇÃO EM JARAMA

Apesar de haver actualmente vários e modernos autódromos em Espanha, a pista mais carismática continua a ser a de Jarama. Vejamos como tudo começou, em 23 de Julho de 1967, dia da sua inauguração.


A pista, que foi desenhada por Javier Aranda e John Hugenholz, é muito bonita, com um traçado à moda da época, com desníveis, subidas e descidas naturais, curvas apertadas, … poucas escapatórias e … pouca visibilidade para o público das bancadas, o que actualmente já não se usa.


Em Dezembro de 1966, disputou-se uma prova de teste, sendo disputadas duas provas, para automóveis de Turismo, uma nacional e outra internacional.


A pista de Jarama foi inaugurada em Julho de 1967 e o facto é que pouca gente saberá que no programa da Inauguração estiveram 5 Campeões do Mundo de F1 e uma das corridas foi ganha por um português: Carlos Gaspar.


Do programa constavam 4 provas. A primeira foi a curiosa “Fórmula IV” (com motores de motos Montesa, Bultaco e Ducati), na altura a principal fórmula de promoção em Espanha, que apresentava um plantel de 18 carros de curiosas marcas espanholas como a Hispakart a Tapias ou a Guepardo. O vencedor seria o piloto-construtor Miguel Tapias à média de 94 km/h. Entre os participantes nesta prova, salientem-se os nomes de Luciano Otero, Luís P. Villamil, “Jean Claude” ou Alberto Ruiz Gimenez.

A corrida de “GT, Desporto e Protótipos” apresentou uma bela lista de participantes: Alex Soler Roig, o melhor piloto espanhol na altura e que chegou a ser piloto da Lotus na Fórmula 1 em 1970, guiava um Porsche 910 cedido pela fábrica. Em Porsche 906 (Carrera 6) apareciam Robert Buchet, o galego Juan Fernandez e o suíço André Wicky. Havia dois Alpine M-67 oficiais para Mauro Bianchi e o Príncipe Jorge de Bragation (futuramente vencedor em Vila Real 71, Montes Claros 70 e 71 e Estoril 82). O Jolly Club apresentava um Alfa Romeo TZ para Paolo de Leonibus. O piloto semi-ofical da BMC Geoffrey Mabbs surgia com um leve e competitivo Protótipo denominado Unipower GT (com mecânica do Mini Cooper S). Entre os 23 participantes apareciam os portugueses Jean Pier no Matra Djet e Carlos Santos e José Lampreia, que com dois Lotus 47 podiam ser dos principais oponentes dos 4 Porsche.


Os portugueses tiveram actuação meritória e Lampreia chegou a ser 3º antes de desistir com problemas no depósito de água. Carlos Santos também desistiu com problemas de travões. O vencedor foi o esperado Soler Roig seguido de Wicky, Bianchi e Bragation.


Do programa constava uma corrida de Turismo que reuniu 27 concorrentes. Entre eles, os Porsche 911 de Juan Fernandez e “Roter Baron Ben” um sinistro personagem que se deslocava de helicóptero para as provas! Outros nomes conhecidos eram Estanislao Reverter (Glas 1304 GS), António Albacete (Seat), Georges Houel (piloto francês que correu em provas internacionais quase até aos 80 anos). Em Alfa Romeo GTA apareciam os espanhóis Miguel Carvajo e Francisco Godia, ex. piloto de Fórmula 1 dos anos 50 e o português Carlos Gaspar no GTA que lhe havia dado o título Nacional em 1966. Em Mini Cooper S apareciam (entre muitos outros) José Maria Juncadella (carro preparado em Portugal por Jaime Nunes Rodrigues), Manuel Lopes Gião e o inglês Barrie “Whizzo” Williams num carro semi-oficial.


Gaspar (que durante a prova foi sempre referido nos altifalantes como um “piloto italiano”…) deu um festival de condução, vencendo com 26 Seg. de avanço sobre Juan Fernandez e teria em breve outras alegrias na pista madrilena, pois em 1968 venceria aí uma corrida de Fórmula 3.


A seguir ficaram os 3 minis de Williams, Gião e Juncadella. Gião ficou a apenas 6 Seg. do inglês e foi um dos protagonistas da corrida, deixando “cartel” em Espanha. O carro com que correu, o Austin Cooper S com a matrícula “FG-96-10”, é agora pertença do piloto Fernando Soares e está completamente restaurado segundo os padrões da época. O excêntrico Barrie Williams ainda hoje está em actividade, tendo em 2003 estado (e vencido) no Estoril Historic Festival e obtido a pole-position em FIA-TC no Goodwood “Festival of Speed” ao volante de …um Mini!


Para completar o programa o “prato forte”, a prova de Fórmula 2. A lista de participantes (20) era valiosa: havia grandes nomes como Jackie Stewart, Jacky Ickx, Jean Pierre Beltoise e Johnny Servoz-Gavin (Matra-Ford), Jack Brabham e Jochen Rindt (Brabham-Repco), Jim Clark e Graham Hill (Lotus-Ford), Brian Redman (Lola-Ford), Piers Courage (McLaren) e carros estranhos, como os Harris Costin Protos de Pedro Rodriguez de Brian Hart (futuro preparador de motores). Estes carros foram mais uma criação do genial e arrojado Mike Costin que, juntamente com Keith Duckworth, deu nome à famosa marca COSworth. Destaque-se que a prova contava para o Campeonato da Europa, mas os pilotos de Fórmula 1 apesar de poderem participar, não pontuavam.


No início da prova assistiu-se a um domínio de Stewart durante as primeiras 15 voltas, mas a partir daí assistiu-se ao domínio de Jim Clark que com o seu Lotus 48-Ford venceu à média de 131.4 km/h. A seguir classificaram-se Stewart (a 9 Seg.), Chris Irwin (o melhor do “Campeonato de F2”), Brabham e Servoz.


Estava inaugurada a primeira pista permanente da Península Ibérica. Conseguiram um programa valioso onde juntaram os seus melhores pilotos (Soler Roig, Juncadella, Bragation, Godia), alguns dos melhores portugueses (Gião, Gaspar, Santos e Lampreia), Campeões do Mundo de F1 (Stewart, Clark, Brabham, Rindt e Hill) e outros Grandes (Ickx, Beltoise, Rodriguez, Redman). A pista espanhola seria aliás palco de inúmeras vitórias portuguesas, exibições memoráveis e algumas desclassificações estranhas, nas décadas de 60 e 70.


Mas agora o que se diz é que a pista vai ser demolida, será que Jarama vai sucumbir à visível expansão urbanística? Situada a 28 km de Madrid e construída num local onde em 1967 não vivia quase ninguém, o facto é que o circuito hoje está praticamente inserido na zona urbana da periferia da própria cidade. Segundo apurámos, a ideia é construir uma pista moderna, junto ao Aeroporto de Barajas e com … o mesmo desenho da actual!