22 de abril de 2006





Circuito Braga 2, Abril de 2004

Na semana seguinte à prova de Jarama, o Team Mini deslocou-se a Braga para disputar a prova de Clássicos integrada no CNCV.
Bastantes concorrentes, um dia de sol, um 8º lugar da geral e, surpreeendam-se, o 3º entre os Históricos de 71 !!! Com direito a pódio, champanhe e tudo...
O problema é que o carro foi pesado e decretada a minha desclassificação pois o peso era de 646 kg e deveria ser de 651!!!
Tudo bem, lei é lei, custou-me mas tive que aguentar.
Agora, continuo a manter a mesma opinião que tinha nesse dia: toda a gente corria em Mini com o peso de 620 kg, que era o utilizado desde 1993 nas provas de clássicos de pista em Portugal. De facto a ficha de homologação correcta, a 5028, refere como peso do carro "651 kg", mas nessa mesma época e em provas de pista e montanha tinham sido pesados vários minis com 621 e 622 kg... creio pois, que nesse dia deveria ter sido AVISADO (até para dar o "recado" aos restantes colegas que correm em Mini) de que o peso era superior ao que todos pensavam que podiam ter e tinha-se evitado uma desclassificação cruel!
Note-se que o meu mini era nesse dia, e de longe, o mais pesado de todos os que estavam em Braga...
Quero no entanto realçar a postura do Chefe do Colégio de Comissários Desportivos, Eduardo Freitas, que teve sempre para comigo uma postura bastante cordial e pedagógica.
No fim, tive que devolver a taça conquistada, para que fosse entregue ao 4º classificado do Grupo... o champanhe, esse não devolvi, porque já o tínhamos bebido...





Jarama, Abril de 2004
A participação no Madrid Historic Festival de 2004, foi um dos pontos altos da curta carreira do Team Mini e de José Mota Freitas.
De facto, o evento foi muito interessante do ponto de vista social e a nível desportivo obtivemos um bom 10º lugar e o melhor resultado entre os automóveis de Turismo.
Foi inesquecível andar numa pista histórica, inaugurada em 1967, e que mantém hoje todas as características das pistas antigas: tem subidas e descidas, curvas apertadas, e não tem as hoje habituais chicanes que descaracterizam os traçados naturais.
O grupo que foi a Madrid era constituído por José Freitas, Rui Queirós, Joaquim Craveiro, Narciso Almeida e Nuno Taliban, tendo, graças a estes dois últimos, o carro rolado como "um relógio" durante todos os 3 dias do evento.
O vencedor foi Serafim Ribeirinho Soares (Lola T212), que conseguiu suplantar o March 74S de Carlos Diniz que havia rubricado o o melhor tempo nos treinos.
Decerto que todos nós que por lá estivemos não esqueceremos este espectacular fim-de-semana...